O QUE É TADELAKT?

O tadelakt é um reboco tradicional marroquino de cal. Tem a sua origem no Alto Atlas, perto da cidade de Marraquexe, onde a pedra da cal é escavada ainda hoje em dia. Neste vale acontece um fenómeno geológico que permite a combinação de diferentes componentes criando uma cal com propriedades particulares.

A história deste material remonta ao século XII, quando as muralhas de Marraquexe foram construídas. Conta-se que durante a construção os trabalhadores tentavam obter uma parede lisa alisando repetidamente a parede com uma pedra, mas em vez disso, o resultado que obtiveram foi uma superfície macia e brilhante, descobrindo acidentalmente a técnica.

Este material e a técnica foram então denominados de tadelakt (que significa esfregar em árabe) e depois da descoberta das suas qualidades de resistência à água começou a ser utilizada em cisternas e tanques de água. Mais tarde foi a técnica escolhida para revestir o interior dos hammams (foto 2), os banhos públicos, que continuam a ser diariamente utilizados pelos habitantes de Marrocos. Isto permitiu criar um ambiente quente e resistente à água para os banhos públicos. Curiosamente o sabão de azeite, tradicionalmente utilizado para finalizar a aplicação de tadelakt, é o mesmo que as pessoas utilizam para tomar banho.

Depois deste período, o tadelakt começou a ser utilizado na maioria dos riads (casas ou palacetes) da cidade, cobrindo as paredes com um toque macio, quente e elegante. Rapidamente se expandiu das paredes das cozinhas e casas de banho para as salas de estar e salões de festa ou de convívio. Atualmente o tadelakt pode ser visto em quase todo o lado, em múltiplas aplicações, no interior (foto 3) e nas fachadas dos edifícios (foto 4). Pode ser utilizado para decoração em candeeiros, potes, balcões de cozinha e prateleiras. Não há limite para a sua utilização devido à sua plasticidade.

Resumindo, o tadelakt é inseparável da arte, da arquitetura e da história social de Marraquexe.